Estudo revela que morangos e mirtilos previnem ataques cardíacos

30-01-2013 12:16

 

Quem pensava que ao comer morangos e mirtilos três ou mais vezes por semana estaria a reduzir até um terço o risco de sofrer um ataque cardíaco?

Pois, esta é a conclusão de um novo estudo desenvolvido por investigadores da Harvard School of Public Health em Boston, nos EUA.

Eric Rimm, coordenador do estudo publicado na revista científica Circulation, afirmou que “os mirtilos e os morangos podem facilmente ser incorporados na dieta semanal da mulher” e que “essa simples mudança pode ter um impacto significativo nos esforços de prevenção”.

Estes frutos silvestres contêm elevados níveis de flavonoides, substâncias que se encontram em vários alimentos (como o chocolate preto, as uvas ou a beringela, por exemplo) e que, segundo a investigação, ajudam a dilatar os vasos sanguíneos, a evitar a formação de coágulos nas artérias coronárias e a prevenir enfartes.

Os cientistas analisaram cerca de 93.600 mulheres e no decorrer do estudo registaram-se 405 ataques cardíacos, sendo que as mulheres que ingeriam mais morangos e mirtilos mostraram correr 35% menos riscos de sofrer um desses episódios do que aquelas que só consumiam estes frutos uma vez por mês.

“Mostrámos que, mesmo nas mulheres mais jovens, comer mais frutos deste género pode reduzir o risco de ataque cardíaco mais tarde na vida”, apontou Aedín Cassidy, co-autor do estudo.

De salientar que os resultados obtidos são independentes de factores de risco como a idade, a hipertensão arterial, a história familiar, o peso, a prática (ou não) de exercício físico, os hábitos tabágicos ou outros elementos como o consumo de álcool.

—————

Voltar